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Registro de imóvel: como funciona esse processo?

Quem não registra, não é dono!

Quando se pensa em registrar um imóvel, logo vem à mente a necessidade de entrar em contato com cartórios e toda essa “parte” burocrática, não é mesmo? 

Nos processos de compra, venda ou financiamento de propriedades, infelizmente, esse aspecto acaba sendo inevitável. Por isso, é muito comum surgirem dúvidas sobre a apresentação de documentos e outras exigências. 

Pensando em ajudar você nessa jornada, preparamos um conteúdo para explicar melhor sobre o Registro de Imóveis e como a Essencial Brasil pode auxiliar a agilizar as questões burocráticas.

No que consiste um registro de imóvel?

De acordo com Camila Rossi, gestora da equipe de Registros da Essencial, esse processo é necessário para reconhecer uma propriedade na matrícula do imóvel, efetivando assim a sua transferência. 

O procedimento é realizado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o bem está localizado e, após a oficialização do documento, o novo proprietário passa a ser o responsável por tudo o que estiver relacionado ao imóvel.

“O registro é a única forma reconhecida por lei que determina a propriedade de um bem. Caso você não registre a escritura de compra e venda, corre o risco de perdê-lo”, alerta Camila. Portanto, quem não registra, não é dono!

Para entender as diferenças entre escritura e registro de imóvel, leia nosso conteúdo no blog da Essencial.

Assim, toda propriedade possui um número de matrícula de exclusividade de um único cartório. Nesse documento, devem ser informados os dados do proprietário e as características do local, tais como, localização, metragem e descrição, além de conter todo o histórico de negociação, reformas e o próprio registro. 

Qual a importância de realizar essa documentação? 

Segundo a gestora da equipe de Registros da Essencial, no caso de transferência, o registro é realizado mediante a apresentação do contrato ou escritura no cartório competente. “Assim, serão realizadas as análises e qualificações dos documentos para posteriormente ocorrer o registro na matrícula e referência do contrato que está sendo registrado”, completa.

A escritura e o registro do bem devem sempre estar em ordem para evitar dores de cabeça, pois essa organização minuciosa evita que problemas anteriores prejudiquem o cliente.

Como a Essencial pode agilizar essa parte burocrática?

Caso você esteja passando por esse desafio, a Essencial possui o serviço de assessoria completa para registros cartorários de forma presencial ou eletrônico, em todo Brasil, contando com advogados e correspondentes locais nas principais capitais e cidades brasileiras.

Ainda, possuímos estrutura para realização de registros no formato digital/eletrônico em todo o país, contando com sistemas seguros e homologados pelos órgãos competentes. 

Dessa maneira, segurança, transparência e agilidade não vão faltar em seus registros. Conte com a Essencial Brasil e entre em contato!