Blog
Imóvel rural X Imóvel urbano: entenda as diferenças!
Pode até parecer óbvio: o imóvel rural se localiza longe da cidade, enquanto o imóvel urbano fica nos grandes centros, certo? Errado.
Você conhece as principais distinções entre um imóvel rural e um imóvel urbano? Além de possuírem destinações específicas, os conceitos se diferenciam quando o assunto é realizar um financiamento, recuperação ou venda de um imóvel.Por isso, a equipe da Essencial separou as principais informações sobre imóvel rural e imóvel urbano, levando em consideração cada etapa presente na nossa solução END-TO-END.
Entendendo os conceitos
Pode até parecer óbvio: o imóvel rural se localiza longe da cidade, enquanto o imóvel urbano fica nos grandes centros, certo? Errado. A principal distinção se dá pela finalidade da destinação do local.
Segundo Camila Rossi, gestora responsável pela Gestão Continuada, os imóveis urbanos são construções destinadas para alguma função social, como moradia, por exemplo. Já os imóveis rurais são direcionados para a utilização das terras.
“Ou seja, são localizados fora da zona urbana e se destinam à exploração agrícola, pecuária ou extrativista vegetal, florestal ou agroindustrial”, complementa.
Pesquisa Patrimonial e Análise Técnica
Durante o processo de análise técnica, os imóveis urbanos e rurais se diferenciam no que diz respeito à documentação. Nos imóveis urbanos é avaliada apenas a matrícula do imóvel e débitos de IPTU, enquanto nos imóveis rurais é necessário observar a documentação de cadastro no INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), e na Receita Federal através do ITR (Imposto Territorial Rural).
Escrituração e Registros Cartorários
Nesta etapa, a análise dos casos de imóveis rurais é mais criteriosa devido ao volume de documentos e dimensão dos imóveis.
Regularização e Retificação de Imóveis
No caso de imóveis rurais, devido à maior complexidade, muitas vezes é necessária a realização de georreferenciamento, que é um processo adotado pelo INCRA como uma forma de padronizar a identificação de imóvel rural. O processo de reconhecimento de um local é realizado a partir da utilização de mapas ou imagens de satélites.
Gestão e Administração Patrimonial
Nesta fase, tanto para imóveis rurais quanto urbanos, precisamos trabalhar com um plano de gestão e conservação, com foco também na segurança.
Para imóveis rurais, de acordo com suas dimensões, precisamos investir no uso de tecnologias como os drones para monitoramento remoto das divisas, além de equipamentos como tratores e seus implementos, visando economizar tempo e recursos.
Para os imóveis urbanos, no que tange à segurança, montamos sistemas de monitoramento de alarme/CFTV, implantamos rondas ou postos fixos de vigilância, de acordo com a vulnerabilidade de cada local, e a segurança é o ponto crítico do gerenciamento.
Para a conservação, priorizamos fachadas, áreas verdes, áreas de circulação e compartilhamento interno, buscando ao máximo simplificar as operações e garantir a valorização do ativo.
Ainda sobre os imóveis urbanos, estes costumam demandar mais com relação à contas de consumo e tributos, e por possuírem geralmente mais áreas construídas, necessitam de manutenções preventivas e corretivas constantemente.
Comercialização
Geralmente os corretores atuam em um nicho específico (rural ou urbano), devido à importância de se ter o devido conhecimento e experiência para apoiar com a melhor solução, de acordo com o objetivo do cliente.
Nossa solução end-to-end
Do início ao fim, a Essencial acompanha cada etapa para realizar um financiamento, recuperação ou venda de um imóvel, seja ele rural ou urbano. Nossa solução end-to-end foi pensada justamente para promover uma experiência mais completa e direcionada, abrangendo os dois conceitos e suas particularidades.
Conte com Essencial!